quinta-feira, 24 de março de 2011

Business Intelligence

Participei do curso de Pós-graduação de Master in Business Intelligence pela Universidade Federal de Juiz de Fora, aprendi muito desta área e tenho como meta manter meu aprendizado contínuo nesta área tão pormossira. Se você tem interesse em aprender, comentar, trocar experiências ou divulgar seu produto de B.I. aqui é o lugar certo. Seja muito bem vindo.

16 comentários:

Jean Cristian disse...

Palo for Excel

Does this sound familiar? Reporting and Budget Planning are handled with Excel and as a result, hundreds of sheets with often inconsistent data are circulating throughout the company?

Palo for Excel stops the Excel-Chaos. Palo saves your Excel data in a central business model. The data is available to all users via your network, quickly and easily.


Link:

http://www.palo.net/en/

Jean Cristian disse...

Estou desenvolvendo minha monografia, o tema dela é:

Aquisição de Conhecimento Durante a Mineração de Dados: Um Estudo baseado no Método de Agrupamento.

Neste tópico serão apresentados diversas técnicas, metodologia e ferramentas de Business Intelligence.
Poste aqui, sua opnião, divulgue a sua ferramenta ou exponha seu caso de uso.

Jean Cristian disse...

Targit BI Suite

* Tomar decisões rápidas baseadas em fatos

* Melhorar as operações

* Diminuir os custos

* Aumentar os lucros

Relatórios, análises e dashboards TARGIT de Business Intelligence.

Download da TARGIT BI Suite:

http://www.targit.com/pt/Products/TARGIT_BI_Suite/WindowsClientDemo

Jean Cristian disse...

Alcance mais usuários com Business Intelligence

Os recursos poderosos que circundam o IBM Cognos Business Intelligence permitem que você estenda a inteligência de negócios (BI) de forma consistente, confiável e relevante para onde, quando e como for necessário. Tudo isso com um custo razoável e com treinamento mínimo. O Cognos Business Intelligence oferece recursos além de BI:

• IBM Cognos Mobile
Forneça relatórios interativos de BI em dispositivos remotos portáteis líderes de mercado.
• IBM Cognos Mashup Service
Customize as informações para atender às necessidades individuais do usuário combinando diferentes aplicativos em uma única interface com o usuário.
• IBM Cognos para Microsoft® Office®
Apresente informações de BI usando aplicativos familiares do Microsoft Office.
• IBM Cognos Active Report
Entregue relatórios de BI compactados e disponíveis para download para serem usados em um laptop, on-line ou off-line.

Link:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/alcance_mais_usuarios_com_business_intelligence

Jean Cristian disse...

Assembling a business "village" for effective customer support

The increasing technical complexity of support today demands teamwork spanning not only the whole corporation but outside as well. To reach the highest service/support goals it may be necessary to reach out to external partners, developers, and even other customers. How can IT pull all these people from so many different business constituencies together into a virtual "village" to really resolve customer problems?

Link: http://www.ciotalkradio.com/?goback=.gmp_59185.gde_59185_member_42974786

Jean Cristian disse...

Assita ao vídeo da solução de Business Intelligence da Microsoft

A Microsoft acredita que entregar as informações certas para as pessoas corretas e de uma forma rápida é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Entenda como a plataforma de aplicações da Microsoft pode gerar o máximo retorno para sua organização.

Link:

http://www.microsoft.com/brasil/servidores/bi/

Jean Cristian disse...

Business Intelligence: é estratégia ou tecnologia?

As empresas desfrutam muito pouco dos benefícios estratégicos que o BI oferece. Há perigo quando as plataformas tecnológicas são vistas como principal foco em projetos de âmbito informacional, e não a estratégia.

Para atender a crescente demanda por projetos de Business Intelligence dos últimos anos, muitas consultorias de informática vêm se especializando na implantação de projetos classificados como informacionais.

Leia mais:

http://www.tecmedia.com.br/novidades/artigos/business-intelligence-estrat-gia-ou-tecnologia-

Jean Cristian disse...

Business Analytics: entenda quais as melhores soluções para cada empresa

Atualmente, as empresas e os profissionais convivem com um dilema: como filtrar a quantidade cada vez maior de informações que chegam, diariamente? Um cenário que não só desafia a capacidade de análise das pessoas como torna, cada vez mais difícil, a tomada de decisões baseadas em fatos concretos.

Diante desse cenário, cresce a demanda por soluções de Business Analytics, voltadas à análise e gestão dos dados. O objetivo dessas ferramentas é fazer com que as pessoas tomem decisões adequadas, de forma ágil, o que traz benefícios diretos para as empresas, ao aumentar as chances de sucesso, reduzir custos e minimizar riscos.

Link:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/business_analytics_entenda_quais_as_melhores_solucoes_para_cada_empresa

Jean Cristian disse...

Business Intelligence (BI) e Gerenciamento de Desempenho Financeiro (FPM)

Uma das barreiras para a tomada de decisões consiste no fato de que, nem sempre, as pessoas conseguem ter as informações necessárias. Mais do que isso, graças ao aumento da mobilidade dos profissionais e do uso de múltiplos dispositivos, os funcionários e executivos das corporações precisam acessar relatórios e análises de dados, a qualquer hora e local.

Dentro dessa nova realidade, o IBM Cognos Business Intelligence – ferramenta para análise de negócios – traz recursos que permitem adequar o sistema a diversas plataformas, incluindo dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta permite customizar informações provenientes de diversos aplicativos, apresentar informações do BI usando aplicativos da família Office, e entregar relatórios compactados para download, que podem ser usados em laptops conectados, ou não, à internet.

Link:

http://www-01.ibm.com/software/br/db2/cognos/products/

Jean Cristian disse...

Curso de Pós-graduação em Master in Business Intelligence.

O curso de pós-graduação lato sensu em INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS tem por objetivo fornecer aos participantes sólido embasamento teórico, com ênfase no conhecimento técnico e científico, apresentando as principais tecnologias emergentes em Inteligência de Negócios relacionadas ao desenvolvimento e aplicação de sistemas inteligentes em empresas e organizações.

Site:
http://www.ufjf.br/mbi/curso/

Jean Cristian disse...

BI e Business Analytics ajudam 55% das empresas a reduzir custos, aponta IDC.

Entenda como as soluções para análise de dados precisam ser implementadas e tratadas nas corporações para conseguir os melhores resultados.

Link:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/bi_e_business_analytics_ajudam_55_das_empresas_a_reduzir_custos_aponta_idc

Jean Cristian disse...

Is data quality or business intelligence more important to the organization?

In his excellent book The Data Asset, Tony Fisher lays out the following model for organizational data maturity. The model underpins his book and, in essence, can be summarized as follows: Organizations cannot leapfrog stages. Undisciplined organizations

Link:

http://mike2.openmethodology.org/blogs/information-development/2011/03/01/dq-vs-bi/

Jean Cristian disse...

Uso da Mineração de Dados e Integração da Informação no Suporte à Tomada de Decisão na Gestão Educacional

O conhecimento é considerado um bem de alta importância para a sobrevivência das instituições de ensino. Gerar conhecimento sobre informações cruciais do desempenho escolar dos alunos nas escolas de ensino básico é de suma importância para o desenvolvimento institucional como para o desenvolvimento das futuras gerações de alunos.

Acompanhem o blog:
http://www.antoniopaulino.com.br/2010/10/uso-da-mineracao-de-dados-e-integracao.html

Jean Cristian disse...

A vez da inteligência de negócios nas corporações

Soluções de Business Analytics ganham espaço nas empresas, graças à possibilidade de agilizar a tomada de decisões e garantir resultados.

Link:
http://olhardigitalweb1.clientes.ananke.com.br/negocios/digital_news/noticias/a_vez_da_inteligencia_de_negocios_nas_corporacoes?utm_source=Tecla%20Email%20Marketing&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=Mochila+Voadora+|+Crie+seu+personagem+dos+Simpsons+|+Tarifas+mais+baratas+de+celular&utm_content=Jean+jeanfmachado%40gmail.com

Jean Cristian disse...

QlikView– BI for the Business User
Learn More

QlikView's Business Discovery approach delivers on the promise of BI. It's a new kind of productivity software that puts business users in control of exploring and exploiting their data without limits.

Ferramenta simples, prática e fácil de usar:

http://www.qlikview.com/

Jean Cristian disse...

O Atom BI - Business Intelligence como um serviço -

É uma solução que ajuda profissionais a responderem questões de negócio de seu departamento ou empresa, independente da área de atuação, através de um conjunto de análises prontas, sem a necessidade de treinamento ou compra de softwares complexos e de alto custo.

Link:
http://www.atomsail.com/pt/atombi-business-intelligence-saas-atomsail.php